BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

14.7.08

De quem é a culpa?


Ontem eu estava assistindo o fantástico e passava a matéria de um carinha que fuma maconha e estava todo mundo tentando ajuda-lo e a história toda termina quando a mãe dele expulsa ele de casa.

Nessa hora eu comecei a pensar e a procurar de quem era toda culpa na história,seria muito fácil dizer a culpa é desse delinquente,talvez da sociedade que não dá uma boa base para seus jovens ou melhor vamos culpar os pais,afinal são eles que criam os seus "monstrinhos".No final eu cheguei a uma conclusão estavam todos fazendo tudo errado e se aquilo não era o que eles queriam só eles podiam mudar isso.

Eu tenho um primo que está na reabilitação a uns 15 anos,lá dentro ele tem atendiemento 24h,ele tem psicologo,psiquiatra,padre,rezador e até mesmo se precisar uma bahiana pra invocar qualquer coisa que seja necessária e afinal sabe porque ele nunca conseguiu se livrar do vicio?..Falta de iniciativa?..Não gente ele tá numa clinica e isso já é um passo!
O que acontece é que as vezes é muito mais fácil apenas fingir que o problema não existe ou tentar arruma-lo por cima,mas a ferida tá lá no fundo e pra você acha-la você precisa mergulhar lá no fundo e achar tudo o que fez o sua vida seguir um percurso errado e só achar o problema é pouco você precisa cura-lo e isso é difícil,porém não tem outro jeito ou você faz isso ou passa 20 anos na mesma vida e ai vem aquela velha pergunta..É isso que você quer da sua vida?
O problema desse garoto e do meu primo são as drogas que tem um grau maior de dificuldade,mas quantas vezes agente não resolve a nossa vida e vai formando uma bola de neve?
A história deles também começou com problemas pequenos..falta de diálogo em casa,brigas e no final o que era pequeno se tornou um problema enorme e uma ferida profunda demora muito mais pra cicatrizar!

25 comentários:

Anônimo disse...

É dificil falar de quem a culpa, cada um tem sua culpa no cartório nessa historia. Mas a mãe expulsar o filho foi a pior coisa, afinal, ela é mãe!
Meu primo passou por isso e ficou numa clinica tbm, mas ele se reabilitou. Vai de pessoa pra pessoa, mas é muito dificil,passar por isso, mesmo com a familia, imagine sem...
Agora fiquei pensando o que o garoto vai fazer...

:*

Mundo Cólica disse...

respondendo ao teu comentario:
essas pessoas que buscam por atenção incontrolavel na maioria das vezes são carentes.
Um bom exemplo dessas pessoas carentes que fazem besteira pra chamar atençaõ a Britney.Coitada :(

agora falando de outra coisa:
muiito obrigada por colocar o nosso blog como um de seus indicados.
ficamos super alegres com isso,juro!*__*

comentei no post anterior tmbm.

beijos=*

Jerri Dias disse...

Não vi a matéria, só a chamada, mas assim por alto senti a sensação de quele precisavam da visita da super-nanny quando o cara ainda era criança... Se a coisa cehag ao ponto do garoto fumar maconha em casa sem ter medo dos pais é porque eles são muito bundões mesmo. E isso que maconha é uma droga mais inofensiva do que cigarro pra maioria das pessoas.
De qualquer forma, enquanto não houver uma real conscientização ao invés de demonização das drogas e a descriminalização delas, isso nunca vai acabar.

Falando em drogas, tá funcionando bater com a cabeça na parede? Eu vi muito pasarinho e sinos...

beijo.

Jerri Dias disse...

Dica do profi JD:

FIRIDAS = FERIDAS

Unknown disse...

Ri muito do comentário do Jerri Dias aqui: tá faltando uma Super Nanny na casa desse menino mesmo! hauehaeu


Beijos :*

Jerri Dias disse...

tá linkada!

disse...

Acredito eu,que quem menos tem culpa nessa história é o garoto.Certo,ele tem culpa,mas,os pais não criaram direito,não fizeram tudo certo,a sociedade...E a única culpa que o garoto tem é de não ter cabeça firme,e no meio dos problemas acabou se envolvendo com as drogas. Pra mim,a mãe errou muito expulsando ele,porque,assim,ele fica mais nervoso/triste e abusa mais das drogas,e agora,além de usar drogas,ele não tem pais ao seu lado.

Vitória J. disse...

Cara, acho que a maior culpa é dos pais, que são os idiotas e aquele padastro idiota, que provoca e ainda da mesada pra ele.
O que ele vai fazer com a mesada?
Gastar todinho com Bom bom e Pirulito?
è Claro que não!
Desde de quando descobriram que ele é viciado, deveriam ter cortado a mesada, tirado a moto dele e o mais importante
Dialogo, que é fundamental em uma familia,
chegar pra ele e mostar preocupação, e que a familia tá ali pra ajudar, a superar...
E não fazer o que aquela mãe louca feez,
Expulsar ele de casa!
Concordo com O Jerri,
Faltou Uma Super não..
Hiper Nanny,
Por ali nem a Super Nanny da jeito!!
HAUHSUHUHSUHSUHUSH

http://sweet-little-flower.blogspot.com

Marcela disse...

Acredito que a história de procurar quem é culpado, embora muuita tentadora, não adianta muito coisa, o que se deve fazer é curar mesmo a ferida.
O maior problema é que quanto mais sérias as consequencias mais escondido está a ferida, e pra tratar tem que mecher, lá no fundo, onde vai doer, e essa parte as pessoas também evitam. O fato é que 'as pessoas e o ambiente têm influências sobre nós, mas somos responsáveis por nós mesmos'.

Gostei do blog... ^^
Beeeeeijo
;***

Alessandra Castro disse...

Acho que naum é uma questão de culpa naum, sinceramente tem casos e casos, tem pessoas que sempre tiveram vontade de experimentar algo, e este tipo de desejo pode naum ter nada a ver com a familia em si. Acho que mais consciente, se entra é pq quer e se sai tb.

eu eu mesmo e Irene disse...

O grande passo nunca é achar os culpados..e sim fazer com o que estão indo para esse caminho.. Preste Atenção.. nos erros sendo cometidos.. " e você esta fazendo sua parte" isso é suficiente.. se cada ser perdesse um pouco do seu tempo Mostrando a REAL para a SOCIEDADE.. muitas coisas não estariam como Hoje...
*********************************
O sistema de hoje .. não tem como ser discutido
**********************************

Obrigada pelo comentario no vai saber.. espero que volte.. se cuida e adorei seus textos..
BjOos.

Ana Beatriz disse...

Oii
Sim. Idolo é uma pessoa correta, que podemos nos inspirar.
Concordo com o que sua mãe disse.
Se gostamos do trabalho de um artista que não é totalmente correto, mesmo assim podemos ainda ver os filmes/músicas/progamas/séries deles.
Bjsss

Leia + www.garagebottom.blogspot.com

Mayana Carvalho disse...

É realmenteee... as pessoas muitas vezes gostam de mentir pra se mesmaaa.. querem sempre acrdeitar que tá tudo bem, tudo legal... mais muitass vezes não estáa... talvez seja muito mais facil culpar a sociedade, os jovens de hoje sem limetes... mais ninguem quer ir atras da raiz do problemaaaa.. ninguem quer realmentee tentarr resolverr as coisas. Aí eu me pergunto, é por medo ou oque !? não sei, o que eu sei que pra muitos o melhor é ir fazendo a bola de neve.. só que o problema é que uma hora essa bola vai ficar tão grande, mais tão grande, que vai acabar voltando para trasss.. e assim machucarr muito mais que estava atras dela...

Amei o postt, o blogg, tudoo !!
Dá uma passadinha lá no meu ;]
www.sweetgirlsg.blogspot.com

Tássia Jaeger disse...

Oi Camila, o que eu penso sobre as drogas é que é muito difícil descobrir qual o verdadeiro motivo que leva as pessoas a utilizarem. Muitos casos são de jovens que simplesmente não tem mais o que fazer para se aparecerem para a turminha de amigos, mas há outros casos em que é uma busca de algo que está faltando. Eu acho que a maconha pode ser um meio que muita gente acha de ficar "away" do mundo, esquecer os problemas, relaxar, viajar sem sair do lugar enfim...sabe quando vemos na tv historias de pessoas que tem tudo para serem felizes e mesmo assim não são? Ai é que está o grande erro...no fundo aquela pessoa pode ter um problema, um segredo que ela prefere guardar só pra ela para que ele não magoe pessoas que não tem nada a ver com ele...e pra esquecer isso, elas fumam...não as culpa quando é por isso, pois é uma fuga que por enquanto não teve solução...o problema é quando e só pra se aparecer! Bjusss linda!

Ana Beatriz disse...

Oii.
Sim, temos que ter consciencia, e ajudar o planeta, pois temos muita chance!
Obrigada pelo comentário.
bjsss

Leia + www.garagebottom.blogspot.com

Bella disse...

Não culpo ninguém e ao mesmo tempo culpo a todos. Recentemente, passei por problemas que me atingem até hj, e provavelmente vão me aingir pro resto da vida. Por culpa de quem? O que aconteceu comigo há alguns meses é reflexo do que aconteceu comigo há anos, vem acontecendo.Por culpa de que? Finalmente explodiu. Felizmente, ñ segui o caminho do garoto ou o do seu primo, mas poderia ter seguido...

Por culpa de quem??

Élide Elen disse...

É mto difícil encontrar um culpado pra tudo isso.
Podemos pensar em todos os lados e até ver que cada um pode ter sua parcela de culpa, mas nunca apenas um ser.

O próprio usuário acredito ser sim culpado, pois todos temos cada vez mais informações sobre o qto as drogas prejudicam e ainda assim eles usam; em alguns casos os pais tbm podem ser culpados, pois algumas vezes não saber lidar com o problema e podem acabar prejudicando. Mas acredito q um único culpado nunca vai ser encontrado.

Bjo>

Tailany Silva disse...

Ola...legal...
=D

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Essa coisa de culpa é muito complicado.Conheço pessoas que passaram por isso.E tenho certeza que sem ajuda da família é impossivel sair. esta mãe...
fiz postagem nova se tiveres tempo apareça por lá. um grande abraço e parabéns por este texto.

Fláh disse...

è complicado o envolvimento com drogas, tudo começa com simples problemas ou apenas influencia, e as consequencias são para sempre como cicatrizes.

Anônimo disse...

Camila quem fez o comentário anterior foi a Mah,e agora a Nah,eu :)
vou fazer um tbm...

quando eu escrevi o texto sobre politica eu achei que poucas pessoas se importariam,nem iriam ler e nem se importarporque como vs falou tá faltando consciencia,queria te agradecer por comentar lá,por ter lido mas principalmente por se preocupar com o nosso pais .obrigado :D

Anônimo disse...

Camila a mah fez o comentário anterior sobre seu texto.eu vou fazer um sobre seu comentário lá no texto sobre corrupção
então,quando eu escrevi aquele texto foi totalmente sem pretenção achei que as pessoas não iriam nem ligar por que como você falou falta consciencia,mas eu fiquei feliz por ver pessoas como você se preocupando com a situação do nosso pais,parabeéns

Mundo Cólica disse...

Guria aqui é o terceiro membro do mundo colica,Nando,você escreve bem pra caramba e esse texto sobre dependencia quimica foi otimo,eu tambem fiquei atordoado quando vi aquela reportagem no fantastico e achei legal alguem fazer um comentario desse nivel.

E por falar em cometarios obrigadissimo por comentar no nosso blog,principalmente por ser um post meu

Bárbara Krammer disse...

acho que faltou um pouco de base na família junto com amigos já drogados...
tá feito o estrago :/

Clara Freitas disse...

droga é um assunto complicado...não tem como estipular a culpa pra uma pessoa só, apontar o dedo e dizer quem foi o errado..isso engloba todo mundo. Família, o dependente químico, a sociedade....é complicado.
Sair dessa é dificil, mas não impossível...torço por ele :D E a-dorei a sugestão do Jerri...Hiper Nanny nele! HAHAHAH
beeijo